Livros inspiram.
Livros nos levam a um universo maravilhoso com personagens complexos e cenários fantásticos.
Livros contam histórias inesquecíveis, inundam a nossa imaginação e nos liberta das paredes sólidas do mundo real.
Livros proporcionam conhecimento e criatividade.
Não é à toa que muitos filmes e séries são baseados em livros, afinal, livros sempre trazem uma boa aventura.
No mural desta edição da Revista Reuni, separamos alguns filmes e séries que se basearam em livros e tornaram-se um grande sucesso.
A Garota Dinarmaquesa
-Você se importaria de colocar as meias e os sapatos de uma moça, por alguns instantes?
-Claro - diz ele - O que você quiser.
Assim começa uma das mais passionais e incomuns histórias de amor do século XX. Inspirado na história real do pintor dinamarquês Einar Wegener e sua esposa californiana, este delicado retrato de um casamento nos desafia a refletir o que fazer quando alguém que amamos quer mudar.
Einar passa a se vestir cada vez mais como Lili – uma espécie de alter ego feminino –, por quem Greta se vê estranhamente atraída e, à medida que Einar desaparece na lembrança, eles percebem que uma escolha terá de ser feita: Lili ou Einar.
Tendo como pano de fundo o glamour e a decadência da Europa da década de 1920, A garota Dinamarquesa retrata a quase esquecida história de amor entre um homem que descobre sua verdadeira sexualidade e uma mulher, disposta a sacrificar tudo por ele. Romance de estreia de David Ebershoff, o livro ganhou o Prêmio Literário Lambda de 2000 na categoria de ficção transgênero e foi transformado em um filme estrelado pelo já vencedor do Oscar, Eddie Redmayne.
Narcos
A adaptação feita pela Netflix sobre a história do narcotraficante colombiano Pablo Escobar (interpretado por Wagner Moura) foi inspirada no livro Killing Pablo, escrito pelo agente Javier Peña, um dos responsáveis por capturar o criminoso.
Com direção de José Padilha (Tropa de Elite), a série, que se tornou um sucesso de crítica, narra durante as duas primeiras temporadas a ascensão, o auge e o declínio de Escobar, um dos narcotraficantes mais emblemáticos da história.
A Culpa é das Estrelas
Com humor, doçura e melancolia, John Green narra o romance de dois adolescentes que se conhecem em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Hazel é uma paciente terminal cuja vida vem sendo prolongada por uma nova droga. Augustus foi jogador de basquete até perder uma perna para o Osteossarcoma. Como Hazel, Gus gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - sua principal arma para encarar a doença que abrevia seus dias.
Lançado em janeiro de 2012, o livro de Green é um fenômeno certificado por números: traduzido para 46 idiomas; 10,7 milhões de cópias vendidas. É a publicação campeã de vendas do Brasil, com 17.944 exemplares
O segredo de Green está na desmitificação da doença, transformando vítima em heroína.
O filme, escrito por Scott Neustadter e Michael H. Weber e dirigido por Josh Boone, assume essa essência, sem tropeçar no sentimentalismo anunciado da sua premissa: dois jovens se conhecem e se apaixonam em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Ainda que leve constantemente às lágrimas, a adaptação nunca assume o peso de tragédia anunciada. É uma história conduzida com serenidade, pelos olhos de quem já se acostumou com a promessa da morte.
Game of Thrones
Um dos maiores sucessos da HBO, Game of Thrones é a série baseada na coleção de livros de alta fantasia que compõem As Crônicas de Gelo e Fogo, autoria do romancista norte-americano George R. R. Martin.
A série se foca em várias tramas que se desenrolam no Reino dos Sete Reinos, desde a disputa pelo cobiçado Trono de Ferro até a tensão gerada pela ameaça dos White Walkers, criaturas de habitam os limites da grande Muralha de gelo.
O Jogo da Imitação
Baseado no livro "Alan Turing: The Enigma", de Andrew Hodges, “O Jogo da Imitação” acompanha a trajetória do matemático e cripto-analista inglês Alan Turing (interpretado por Benedict Cumberbatch) para tentar decifrar, o mais rápido possível, os códigos da máquina alemã Enigma durante a Segunda Guerra Mundial, com auxílio de colegas matemáticos. Considerado o pai da computação moderna, Turing desenvolveu uma máquina capaz de decifrar os códigos de guerra nazistas, o que fez com que o conflito diminuísse muito a sua duração.
Batizada de Christopher por seu criador, a incrível máquina não só foi o ponto de partida para a criação dos computadores como os conhecemos hoje, como foi, também, a origem de uma discussão, ainda que restrita à vida pessoal de Turing, sobre a interação do ser humano com as máquinas e a transferência de sentimentos a que ele está passível diante desta interação.
Os 13 Porquês
Baseado no livro homônimo de Jay Asher, Os 13 Porquês (título brasileiro) teve um grande sucesso quando foi lançado pela Netflix em 2017, 10 anos após a publicação da obra de Asher (2007).
A trama mostrada na série é bastante parecida com a obra literária, com algumas diferenças no ritmo que a história é narrada, além de apresentar também alguns elementos e situações divergentes entre o livro e a adaptação.
Thirteen Reasons Why é sobre as supostas razões que teriam levado Hannah Baker a cometer o suicídio. Antes de se matar, a jovem grava fitas cassetes apresentando os "treze porquês" que levaram-na a tomar esta drástica decisão.
Nós acompanhamos Clay Jensen, amigo de Hannah, que escuta as fitas ao mesmo tempo que tenta enfrentar as situações que vão sendo apresentadas por cada cassete.
O Senhor dos Aneís
O Senhor dos Anéis (no original em inglês, The Lord of the Rings) é uma trilogia cinematográfica dirigida por Peter Jackson com base na obra-prima homônima de J. R. R. Tolkien. Apesar de seguirem a linha-mestra da trilogia, os filmes possuem inserções e desvios com relação ao material original.
Os três filmes – A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei – foram filmados simultaneamente, o que reduziu enormemente os custos e garantiu a presença do mesmo elenco em cada um dos episódios. O resultado foi arrebatador e formou uma legião de fãs.
Dexter
Dexter Morgan (Michael C. Hall), o serial killer/policial forense mais "adorado" das séries, foi inspirado na obra literária de Jeff Lindsay, Darkly Dreaming Dexter, que consiste no primeiro de vários livros que relatam a história de Dexter.
A primeira temporada da série é bastante fiel ao romance de Jeff, no entanto a trama vai ganhando um rumo diferente do livro ao longo das outras 7 temporadas.
Este drama/thriller foi transmitido entre 2006 e 2013, narrando a história de Dexter, um forense especialista em análises sanguíneas, ao mesmo tempo que atuava como um assassino em série, matando todos os criminosos que a justiça não conseguia capturar.
Seja no romance original ou com a adaptação televisiva, Dexter é uma boa pedida para quem curte enredos com sociopatas e muito mistério.
A Menina que Roubava Livros
Adaptação de obra homônima de Markus Zusak, A Menina que Roubava Livros conta a história da jovem Liesel Meminger, uma garota que vive com os pais adotivos na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Apaixonada por livros, ela acaba desenvolvendo o hábito de "roubar" obras para ler para o amigo Max, um judeu que mora clandestinamente em sua casa.
Narrada pela Morte, de forma inconstante, mas curiosa, a trama tem como ponto mais interessante a relação entre Liesel (Sophie Nélisse) e seu amigo Rudy (Nico Liersch).
Bates Motel
Uma espécie de spin-off do clássico filme Psicose, dirigido pelo renomado cineasta Alfred Hitchcock. A série consiste num prólogo dos eventos vistos no longa de 1960, mostrando como Norman Bates se tornou o transtornado psicopata que gerencia o motel Bates.
Assim como Psicose, Bates Motel também é baseado no romance escrito por Robert Bloch (Psycho), publicado originalmente em 1959.
Na série, acompanhamos a relação, nada saudável, de Norman (Freddie Highmore) e Norma Bates (Vera Farmiga), sua mãe. Ao longo de vários acontecimentos vamos vendo a construção da psicopatia de Norman.