Marca e consumidores: quem é realmente usado?
Marcas investem em Marketing Digital para conquistar novos clientes
Ana Carolina Calháu*
* Ana Carolina Calhau é aluna do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda da Univás.
Em um mundo onde a globalização e a tecnologia estão cada vez mais comuns, o atendimento humanizado é uma grande aposta para empresas que desejam se destacar. Em 2015, o Brasil obteve uma média de 63,4 pontos pela avaliação da IBRC (Instituto Íbero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente), o que indica que as empresas brasileiras estão maltratando o centro do fenômeno capitalista: o próprio cliente.
Neste quadro, porém, se destacam empresas como Nubank, Netflix e Uber, iniciativas 100% digitais, mas que se esforçam para oferecer aos seus seguidores o máximo de conforto durante o uso de seu serviço. Os frutos disso estão nas redes sociais e na gratidão de seus clientes no formato de posts e curtidas. A empresa Nubank possui um exemplo notável disto.
Em 2016, a internet vibrou com um depoimento que repercutiu em todas as redes sociais: um atendimento ao cliente muito peculiar. Um cliente, após uma noite intensa de baladas e uso de seu cartão, foi contabilizar os estragos na conta bancária e notou um erro ao ver que o lanche fora cobrado duas vezes. Ao contatar a empresa, que foi extremamente solícita e atenciosa, ele foi surpreendido com uma sanduicheira roxa e várias cartas, escritas à mão, pelo funcionário que o atendeu anteriormente. O fato foi registrado nas redes sociais e alcançou uma enorme repercussão. Nubank estava cativando seus seguidores e fez valer o seu maior potencial.
Também se destaca entre os bons atendimentos, a queridinha do streaming na madrugada, Netflix. A empresa concretizou o sonho de 100% do ramo de entretenimento: ter fãs. De fanpages à expressão “Netflix and Chill” (que adquiriu outra conotação), seu valor na bolsa alcançou proporções homéricas de 62 bilhões de dólares. A empresa possui a cultura de estudar o hábito de seus assinantes e moldar-se às suas características, tornando o uso do seu serviço algo mais confortável.
Diante disso, pode-se concluir que a maneira mais eficaz de cativar um cliente e fidelizá-lo à marca é infiltrar-se em seu cotidiano, estudar seus hábitos e se moldar à ele, tornando a sua experiência de usuário em algo memorável.