top of page

Como artistas podem ser rentáveis para o mercado da Moda?

*Luciana Pereira Rezende

 

Para responder a pergunta, vou lembrar aqui do autor João Anzanello Carrascozza. Segundo Carrascozza, na publicidade temos o que chamamos de apelo à autoridade, que é quando utilizamos um profissional da área de um produto/serviço ou um artista de renome para vender determinada marca. 

 

Um exemplo para profissionais é quando um dentista fala sobre uma pasta de dente, um jogador de futebol fala sobre ou usa uma marca específica de tênis.  Outro exemplo muito forte, quando um artista que possui o perfil que se quer associar à determinada marca, usa aquela marca específica.  

 

Alguns artistas possuem milhares de seguidores em suas redes sociais, seguidores que observam seu comportamento e que, muitas vezes, copiam as roupas e as marcas que eles vestem.  Um artista, que possui uma boa imagem na sua vida pessoal e um perfil carismático e desejável, é extremamente rentável para o mundo da moda, pois ele vai ditar “regras” que serão copiadas por um número incontável de fãs, o que significa um aumento significativo na rentabilidade das marcas por ele representadas.

Conheça um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela professora Luciana no curso de

Publicidade e Propaganda da Univás

Sob a orientação da professora Lucia Pereira Rezende, os alunos do quinto período do curso de Publicidade e Propaganda da Univás apresentaram os trabalhos da disciplina Ações Promocionais.  As apresentações aconteceram nos laboratórios de Foto e de Ponto de Venda do curso.  O objetivo deste trabalho desenvolvido pelos alunos é que eles vivenciem as atividades práticas aplicando princípios, estratégias e ferramentas de promoção.  Utilizando os referenciais teóricos ministrados, eles propõem alternativas e soluções promocionais para seus clientes.

Foram duas semanas de apresentações com a participação de oito agências que desenvolveram ações promocionais para produtos de várias categorias: biscoitos, bebidas, laticínios, higiene pessoal, congelados, entre outros.  No primeiro dia apresentaram as agências Camaneon, que promoveu uma degustação de macarronada e a agência Cannes com uma degustação de Ades. No segundo dia de apresentação, a agência Aquarius realizou sorteios de materiais de higiene e a agência Ovo Frito apresentou um desfile trabalhando a categoria vestuário, realizando na sequência um sorteio do produto trabalhado.

A segunda semana iniciou com a apresentação da agência Canguru, com degustação de Danoninho trabalhando o setor de laticínios e a agência Criatives, com feijão tropeiro promovendo a categoria temperos. Finalizando as apresentações, uma degustação e sorteio de kits de nuggets promovidos pela agência Hahstag e uma degustação de bolachas, pela agência Elementar.

Foram apresentações criativas e bem fundamentadas utilizando o conteúdo ministrado.  Os alunos mostraram muito talento e domínio de conhecimento sobre ações e estratégias promocionais ao apresentar na prática a teoria apresentada no decorrer do semestre.

*Luciana Pereira Rezende é formada em Publicidade e Propaganda pela PUCCAMP; especialista em Comunicação e Marketing pela Fundação Cásper Líbero; mestre em Linguística (Linguagem e Sociedade) pela UNIVÁS.

Publicitária na Prefeitura Municipal de Pouso Alegre desde 1996. Tem experiência em Redação, Tráfego, Produção Gráfica, Fotografia,Planejamento de Marketing e Assessoria de Comunicação. Iniciou como Professora na Univás em 2002. Atualmente leciona nos cursos de Publicidade e Propaganda, Engenharia de Produção e Nutrição. Responsável pelo Núcleo de Estudos em Publicidade e Propaganda, ministra as disciplinas de Redação Publicitária I e II,Introdução ao Texto Publicitário,  Marketing,  Ações Promocionais e Projeto Experimental.

Agência Hashtag
Agência Elementar
Agência Canguru
Agência Criatives
Agência Camaneon
Agência Ovo Frito
Agência Canes
Agência Aquarius
bottom of page