top of page

Vogue 

*Análise extraída do artigo de Bruna Fernandes Barros e Rafael José Bona

Leia aqui o artigo na íntegra: A influência das artes no videoclipe Vogue (1990) da cantora Madonna

O videoclipe é uma homenagem à moda, às artes e às estrelas dos anos de 1940 e 1950. Assim como em Material Girl, Madonna faz referência a Hollywood e ao glamour, porém, desta vez, de uma maneira positiva. O vídeo se passa entre obras de arte, poses edanças. Sem roteiro linear, é uma manifestação do charme daquelas duas décadascombinadas com o ar clássico do noir e da dança moderna vogue.

Desde o figurino até os penteados utilizados em Vogue parecem ter saído de um filmeclássico de Rita Hayword ou Gene Kelly. O que se destaca das roupas sóbrias dovideoclipe é uma peça que viria a se tornar um marco na moda e na carreira deMadonna, os sutiãs pontudos que Jean Paul Gaultier criou para a cantora. A peça viajouo mundo com a turnê Blond Ambition, o sucesso foi tanto que Gaultier reviveu o famoso sutiã, quase 20 anos depois, em seu desfile para o Verão 2010.

A iluminação faz seu trabalho ao dar a cada cena um tom retro quase nostálgico; emdeterminados momentos Madonna parece literalmente brilhar. Depois dos anos de Likea Prayer, a cantora volta a usar os cabelos louros do começo da carreira, e a associaçãocom Marylin Monroe é feita novamente, porém, mais sutil do que a referência feita em Material Girl. Em algumas cenas nas quais ela canta, mesmo com o enquadramento fechado, percebe-se que Madonna veste um modelo parecido com o usado por Monroe em O Pecado Mora ao Lado, na clássica cena em que a atriz tem seu vestido levantado pelo vento dometrô. Os cabelos da cantora também estão luminosos, curtos e encaracolados como os de Monroe.

Além da clara conexão com o cinema e com a moda, Madonna demonstra grande apreciação pelas artes. A decoração do vídeo é tomada por muitas referências às artes plásticas, muitas delas pertencem a Tamara de Lempicka. Vários quadros da artista aparecem durante todo ovídeo, além das alusões a outras obras.

O título Vogue em si já possui muitos significados, remete ao estilo de dança moderna, a popularidade, a moda, assim como é o nome de uma dasmaiores revistas de moda da história.

O que você está olhando?

Faça uma pose.

 

Madonna começa a música fazendo uma pergunta ríspida, como uma condenação aos críticos, é uma manifestação contra olhares maliciosos em relação a sua forma de expressão. Mais tarde a cantora ordena que posem e durante toda a música a palavra “Vogue”, que no contexto significa “Pose”, é falada como uma ordem. Esta se apresenta como uma tática para se colocar, de maneira altiva, em direção aos olhares,ela canta “Você tem que posar”, como se ao fazer isso se preparasse para qualquer situação.

Olhe ao redor, para todo lugar que você se vira há dor de cabeça 

Está em todo lugar que você for 

Você tenta tudo que pode para escapar 

 Da dor da vida que você conhece

A letra começa com a descrição daquele momento em que tudo parece estressante demais, em que nada dá certo, e o que você realmente quer é se perder em qualquer coisa que não seja essa tensão.

Quando tudo mais falhar e você desejar ser  

Alguma coisa melhor do que você é hoje 

Eu conheço um lugar para onde você pode escapar  

É chamado de pista de dança,e eis para o que ela serve, entãoVamos, pose (Vogue) 

Deixe seu corpo mover com a música

Madonna dá a dica de como se livrar do estresse. A cantora sugere a pista de dança como uma forma de catarse na qual tudo pode ser esquecido e você consegue,finalmente, ser você mesmo. Esta observação remete novamente ao público GLS e aliberdade de ser diferente. Madonna continua:

 

 Não faz diferença se você for negro ou branco

Se você for um garoto ou uma garota

Se a música tocar ela te dará uma nova vida

Você é uma super-estrela, sim, isso é o que você é

Este verso reforça a ideia da unicidade e da importância da música em proporcionar aenergia para ser desigual, único. Vogue ainda segue com mensagens positivas como “Você sabe que consegue.” ou “Encontre inspiração.”, que atuam como mensagens de auto-ajuda. A fórmula é quasesimplória, mas funciona para atrair o grande público. Mais ao final da música, Madonnacanta uma espécie de rap em que nomeia algumas grandes estrelas dos anos douradosde Hollywood. Marylin Monroe, Greta Garbo, Marlon Brando, Fred Astaire, etc. Os utiliza como exemplo de graça e elegância.

bottom of page