top of page

*Elora Soares é aluna do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda da Univás.membro da equipe editorial da Reuni. Com 20 anos apresenta grande interesse em ser redatora, o que levou à entrar para a Reuni.

 

Vogue Brasil e a identidade negra

*Elora Soares

 

A estrela da edição de aniversário da Vogue Brasil, Naomi Campbell, ganhou três capas diferenciadas celebrando 41 anos da revista, que faz uma homenagem às mulheres negras do Brasil. Nela, Naomi Campbell posou ao lado de figuras de destaque nas mais diferentes áreas, como a apresentadora Adriana Couto, a jogadora de vôlei Fabiana Claudinho, a designer de sapatos Lane Marinho, a estudante de jornalismo Nathália Santos, a cantora Alcione, a empresária Heloisa Assis, a artista plástica Sônia Gomes, a atriz Cris Vianna, a jornalista Maju Coutinho, a primeira juíza negra do Brasil Luislinda Valois e a política Marina Silva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas, a questão em alta é o porquê da escolha da modelo e da representação da identidade negra na revista. De acordo com a secretaria de assuntos estratégicos - SAE, no Brasil, 51% da população são formados por negros, o que representa um pouco mais da metade da população, um belo motivo para quebrar o padrão de imposição social de “embranquecimento”.

 

O empoderamento negro cresce cada vez mais, com o orgulho da população brasileira das suas origens e denunciando as tentativas de rebaixamento impostas pelas ações do racismo e preconceito institucional.

 

Quando a referência da cultura negra se encontra com a moda e sofre influências positivas de aceitação, ocorre o encontro da identidade pessoal, o que reflete diretamente na moda pelo estilo de cada indivíduo. A moda carrega um peso de possibilidades e transformações à partir de temas, e proporciona a oportunidade de encontrar e compartilhar essências e experiências num mundo imerso de provocação.

 

A escolha da modelo para estrelar a edição ganha sentido quando conhecemos sua história, e descobrimos que Naomi foi a primeira modelo negra a posar para capa de revistas famosas, incluindo a Vogue, e que é uma das únicas modelo da década de 90 que mantém sua vida profissional ativa até os dias atuais.

 

A utilização de tal celebridade pelo mercado da moda como porta voz do produto (revista Vogue), influencia o comportamento do consumidor quando ocorre a identificação da população com a modelo e com a história que a revista pretende transmitir, mostrando histórias de mulheres negras sendo compartilhadas para o público, enriquecendo a cultura negra no mundo popular e principalmente no mundo da moda.

Imagens: divulgação

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

Vogue Brasil

bottom of page